BeteBrito.com - Artista Plástica



Restauração de Tela

por Bete Brito

Categorias: Artigos

18/07/2007 às 8:12

Conforme a Carta de Viena, que rege os princípios da restauração mundial não podemos repintar uma pintura e devemos utilizar material que não afeta a pintura original. O que é muito justo porque não somos o artista original.Temos diversos solventes para usarmos nas telas que vão desde Querosene até éter e acetonas.

A restauração de uma tela é um assunto extenso, só que mais pratico do que literário. A pintura mais antiga requer mais cuidado com o solvente sempre usar o mais fraco.

Restauração é um trabalho de paciência. Começamos fazendo um teste do solvente em um cantinho da tela.

Em uma restauração mal feita devemos tirar um RaioX da tela para restituir a pintura original, com solventes fracos.

Existem métodos bem mais sofisticados como o uso de câmaras fotográficas[bb] tridimensionais, ligadas à software, limpeza a laser (como no Museu de Versailles), mas são recursos caros.

Sempre trabalhando com solventes fracos trabalharemos por vários dias e até meses para que a tinta volte ao normal.

No caso de deslocamento de pintura, ressecamento, rasgos, teremos que fazer uma reentelagem. Pode ser feito uma liga à base de cera de abelha para que possamos colar a pintura original em um novo tecido. A qualidade do tecido tem que ser o mesmo do original.

Forramos uma superfície lisa de madeira com jornal embebido em solvente. Colocamos a tela já retirada do chassis com a face pintada voltada para baixo e pregamos com tachinhas um novo tecido na área de trabalho.

Colocamos em cima a solução de cera, já aquecida, com um ferro de passar em temperatura morna, passamos sobre toda superfície para que a cera penetre a tela original.

Deixamos esfriar e podemos virar a tela. Este serviço deve ser muito bem feito , não podendo ficar com bolhas de ar e não deixar que a temperatura do ferro queime a pintura. Retiramos o excesso de cera. Depois só limpá-la e fazer os retoques.

Se houver rasgos podemos usar massa de pintura, retocando a pintura. Quando acaba o restauro a tinta muda de cor e parece que a tela foi pintada recentemente.

74 Comentários

  • renzo disse:

    Bem, tenho uma obra, pintado a óleo em uma placa de Eucatex, um pintor acho não muito famosa de Baurú/SP, o nome é ESPADACHIM,
    quero recupera-lo pois esta muito velho e as cores branco, cinza e preto já estão opacas, será possível recuperá-lo ??

    Sem mais,

    Grato,

    • david disse:

      Olá!!! Sou neto do pintor de telas ESPADACHIM de bauru.Infelizmente já faz alguns anos que ele parou de pintar por conta de um AVC.
      Se ainda tiver interesse em restaurar a obra em preto e branco do meu avó, entre em contato comigo, pois posso fazer isso.
      tel: 014-97794014

  • Nuno Mendes disse:

    Tenho uma tela pintada a óleo que ganhou bolor ou algum tipo de fungo! São manchas arredondadas espalhadas por toda a pintura. Já limpei com um pano seco. Melhora mas depois volta sempre a aparecer. Como devo fazer? Obrigado

  • josiane disse:

    Gostaria de saber como limpar telas que estejam com mofo sem prejudicar a pintura?
    obrigada desde ja.

  • clarinda disse:

    por faavor , gostaria de aprender a restaurar um rsago numa tela a oleo, e tb como se tira mofo.obrigada .

  • clarinda disse:

    por favor me ensine como se restaura uma tela de pintura a oleo que resgou, e como se limpa mofo. te agradeco muito pela gentileza desde ja.

  • Vincenzo disse:

    Quadro de gobelen aprox 1,80 x 80
    com aprox 25 anos, ultimos 11 em local um pouco úmido. Além de ter ficado com as cores um pouco enfraquecidas, adquiriu um cheiro de mofo.
    Gostaria de recuperá-lo em casa, se possível, com orientação. Pensei em utilizar aquele tipo de vaporeto, antes passar um bom aspirador de pó.
    Obrigado pela oportunidade de contato.

  • Maira disse:

    Também preciso saber como eu restauro uma tela a óleo que está manchada por fungos (bolor)?

  • hety disse:

    olá gostaria de saber como tira mofo d quadros pintados a óleo, obrigada!

  • gisele villanova disse:

    COMO E FEITA A SOLUÇÃO DE CERA DE ABELHA?

  • jandira vasconcelos disse:

    Gostaria de saber o uso da cera de abelha na pintura acrílica. Para que serve, como se utiliza, etc…desde já muito grata, Jandira

  • esmael disse:

    Cara colega Bete, se me permite,
    Exerci a função de diretor de um museu estadual, faço minhas pinturas e desenhos assim como realiso algumas restaurações, atuo tb na área da construção civil e tenho encontrado alguns casos sureais, pela não ação do homem a memórioa se esvai, e sem memórias não há sequência da história.
    Te parabenizo e estou a disposição para trocarmos idéias profissionais, pois assim podemos apredermos um do outro.
    um abraço

  • Tania Pistoni disse:

    Gostaria de saber como restaurar tela pintada a oleo que mofou, e porque mofa e como evitar que isto aconteça. isto aconteceu em todas as minhas telas.
    Muito obrigada

  • margarida disse:

    Olá!

    Tenho duas telas pintadas a oléo que estão meio sujas precisando de uma limpeza, sabe me dizer como eu mesma posso limpar?

    obrigada,
    aguardo sua resposta

  • marcia disse:

    Olá! Tenho uma pintura em grafite sobre papel antiga, e está com manchas amareladas. Tem como remover ou clarear as manchas? e como protege-la daqui em diante. Aguardo com carinho sua resposta. Obrigado

  • fatima disse:

    gostaria de saber como limpae algumas telas de pintores de 1940 mais ou menos, posso utilizar agua e detergente neutro?

1 2 3 4 5

© Copyright 2014 BeteBrito.com - Artista Plástica. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por kristopher.biz