BeteBrito.com - Artista Plástica



Pintura em seda

por Bete Brito

Categorias: Artigos

23/07/2007 às 16:45

A pintura em seda é fascinante, ver a tinta deslizar pelo tecido chega a ser mágico. A aprendizagem é fácil e rápida qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer.

As tintas nacionais são de ótima qualidade. As que se fixam em 72 horas, nem precisam passar a ferro, nem usar estufa. O tempo deverá ser respeitado.

Os pinceis orientais são excelentes, dependendo de como o posiciona no tecido, ele faz traços finos como grossos. Também os de espuma, chamados mousse, são excelentes para todos os tipos de pinturas.

As guttas são utilizadas para isolar áreas a serem pintadas e também para dar acabamento em alguma área pintada. Antes de lavar qualquer trabalho com gutta, passe a ferro.

O bastidor é uma peça muito importante para a pintura em seda. Podem ser de vários tipos ou tamanhos, fixos ou reguláveis, ou ainda feito por um marceneiro. Tachinhas, percevejos nos auxiliarão para fixarmos o tecido no bastidor.

Tecidos:

Sedas de todos os tipos, crepes, voal, mousseline, algodão, veludos, cetim, lãs em metro, novelo de lã, e outros. Com exceção dos veludos, todos os tecidos devem ser pré-lavados para a retirada da goma do fabricante.

Materiais :

-pinceis de vários tamanhos, rolinhos de espuma, esponja, conta gotas, spray ou borrificador, clareador para tintas, elásticos, linha resistente, sal grosso, sal de cozinha, açúcar cristal, álcool, moedas, copos plásticos, secador de cabelo, caneta para assinar(que a tinta não sai depois de lavar).

Pintura com copos plásticos:

Em cima de uma mesa distribua os copos de boca para baixo, pode ser de vários tamanhos. Molhe o tecido ou borrife água, não deixe água em excesso. Estenda a seda em cima dos copos. Vá girando os copos provocando nervuras, gire-os até ficarem perto um do outro.

Com o conta gotas pegue a cor escolhida e vá deslizando pelo topo dos copos e pelas nervuras. Vá alternando as cores de acordo com sua criatividade.

Pode-se deixar espaços em branco, deixe secar totalmente antes de abrir o tecido. Secar naturalmente ou com o auxílio de secador.

Depois de seco pode-se aplicar gutta da cor desejada acompanhando as nervuras.

Siga as instruções que se encontram no rótulo da tinta utilizada, para a fixação e lavagem do tecido.

Flores com fios de lã ou linha:

Mergulhe o fio na tinta.

Coloque o fio em cima do tecido em forma de coração e com auxílio de dois palitos , arraste o fio sobre o tecido.

Entre uma flor e outra pinte com a cor escolhida e se desejar um outro efeito, salpique sal grosso ou açúcar, deixando secar.

Flor com moedas:

Distribua moedas de vários tamanhos no tecido e amarre com linha, fazendo “trouxinhas”. Aplique a tinta em cima do tecido onde esta a moeda , será o miolo. Depois é só pintar a volta no tom escolhido.

Deixe secar e siga as instruções que consta na embalagem.

Aplicação de sal ou açúcar:

Borrife o tecido com água.

Pinte nas cores desejadas.

Coloque sal em cima da pintura e deixe secar.

Sal grosso ou sal de cozinha eles darão efeitos diferentes. Deixar secar. Assim como o sal, o açúcar também pode ser usado no fundo do tecido.

A leveza da seda, possibilita criar, através de várias técnicas, peças únicas e originais. Descubra sua criatividade e o artista que existe em você.

54 Comentários

  • wilma disse:

    gostaria de fazer o curso de pintura em seda onde encontro o curso sou do RJ
    obrigada.

  • Antonia Raquel disse:

    Boa noite.
    Gostei das suas dicas. Deus te inspira e você ensina. Estou precisando ganhar um dinheirinho para melhorar meu salario de aposentada, quero começar fazendo uns lenços para vender na copa com essa técnica do sal grosso, será que dar certo, que você acha? As cangas também seria uma boa idéia. Onde compro seda com um precinho bacana? Moro em Salvador - Ba.
    Muito grata.
    Raquel

  • Guadalupe disse:

    Oi ,pode me ajudar? eu tenhu uma blusa branca de musseline e queria pintar ela de preto com aquelas tintas para roupa sera q vai ficar legal? nao vai fikar manchada?

  • elaine da Costa disse:

    Quero fazer o curso de pintura em seda.Como faço.

  • elaine da Costa disse:

    Quero fazer o curso de pintura em seda.Como faço

  • marinez disse:

    Boa noite,

    gostaria muito de aprender a pintar com seda, mas não sei quais são as tintas adequadas.
    Vi uma que parece ser em pó: qual é?
    Por favor, poderia me informar as marcas das tintas?

    Fico muito grata
    Marinez

  • Imá Fonseca disse:

    Olá Bete,
    Estou tentando iniciar esta maravilhosa arte
    (mais uma, rsrsrsrsrsr…!!!! sou aficionada em ARTES!!!
    Não estou conseguindo comprar sedas adequadas para o trabalho, moro em BH; pode me ajudar?
    Obrigada,
    Imá

  • sueli disse:

    Qual a tinta que devo usar p fazer essa tecnica de pintura?Adorei são trabalhos lindissimos.Desde ja lhe agradeço.Um abraço.

1 2 3 4

© Copyright 2014 BeteBrito.com - Artista Plástica. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por kristopher.biz