BeteBrito.com - Artista Plástica



Pátina

por Bete Brito

Categorias: Artigos

27/02/2008 às 23:40

PÁTINA

A pátina é uma técnica muito usada para restaurar móveis antigos. Ou para dar um ar envelhecido aos móveis.

Definição de pátina no dicionário: oxidação das tintas pela ação do tempo e sua gradual transformação pela ação da luz;

espécie de crosta que se forma em certos objetos;

concreção terrosa na superfície dos mármores antigos;

espécie de verdete que se forma na superfície dos objetos de bronze antigos. do Lat. patina, prato

Só que vou falar sobre pátina em móveis, caixas de madeira, bandejas, caixinhas de madeira, piso e cerâmica .

A pátina, oferece a arte de revitalizar mobiliários. A princípio ela tinha como objetivo imitar o móvel antigo, valorizando alguns de seus aspectos característicos, como o desgaste das cores e as lascas. Hoje, no entanto, a técnica conquista a admiração de quem gosta dos estilos mais modernos, com cores fortes na superfície trabalhada. Assim como a aplicação do recurso, a escolha dos objetos também é estritamente pessoal. Em madeira, fórmica, cerâmica ou parede, o efeito pode ser surpreendente.

A história da pintura decorativa teve início na Antigüidade. Os egípcios foram a primeira civilização a pintar seus interiores, há mais de três mil anos. Logo depois, vieram os chineses criando a arte de laquear. E no século XVI os primeiros objetos do oriente chegaram a Europa. Uma paixão por todas estas pinturas orientais cresceu no século XVII, especialmente na corte de Luiz XIV.

Hoje, a pintura especial vem para reciclar móveis e utilitários em geral, trazendo uma maneira diferente de decorar os ambientes, poder fazer pequenos lugares parecerem grandes, escuros em claros, frios em aconchegantes, e textura em superfícies lisas, ou vice-versa, terminando assim, o tradicional e a monotonia das paredes brancas e lisas e reciclar móveis velhos em novos. É assim que a pátina funciona: uma maneira simples e acessível de reciclar usando também a criatividade.

A pátina é uma técnica excelente para recuperar móveis antigos que estão muito desgastados, com lascas ou buracos. “Também é possível fazer um móvel sem adornos parecer mais sofisticado”, existem várias técnicas diferentes de pátina. A técnica do branco envelhecido é a mais comum. E com ela é possível dar toques mais originais aplicando tons dourados ou prateados.

Preparação

Os móveis ou outras superfícies devem estar secas, limpas e uniformes.

Material necessário

· Base Efeitos Especiais na cor desejada

· Gel Efeitos Especiais na cor desejada

· Rolo de espuma

· Lixa grana 600

· Uma trincha

· Uma trincha serrilhada

· Você também pode encontrar o Kit para efeito pátina no mercado

Criando o efeito

1. Despeje uma parte da Base em uma bandeja plástica. Umedeça o rolo de espuma na Base, tirando o excesso.

2. Aplique uma demão da Base, com o rolo, em toda a superfície. Aguarde a secagem. Lixe levemente, com lixa grana 600 e tire o pó.

3. Umedeça a trincha normal na Base, tirando o excesso.

4. Aplique uma segunda demão da Base, com a trincha, em toda a superfície. Aguarde a secagem.

5. Umedeça a trincha serrilhada na própria embalagem do Gel, tirando o excesso.

6. Aplique uma demão do Gel, com a trincha serrilhada, em toda a superfície.


Dicas e sugestões

O efeito é obtido com mais facilidade em áreas pequenas como móveis, portas, batentes ou armários. Em áreas grandes como painéis, paredes de madeira, é preciso maior cuidado para evitar emendas. Nesse caso um rolo de espuma maior é mais adequado. Para obter um aspecto mais envelhecido, após a secagem total do Gel, lixe levemente a superfície com lixa grana 600. Para um efeito diferenciado, o Gel pode ser aplicado sobre a Base ainda úmida. Desejando um acabamento brilhante, após a secagem total do Gel, aplique um verniz.

PÁTINA I

Existe várias maneiras de se fazer uma pátina, vou explicar de maneira mais simples:

Material

Lixa número 220

Palha de aço zero

Pincel chato macio ou pincel próprio para patina , ele é serrilhado

Fundo nivelador

Cera incolor

Tinta látex colorida PVA e látex branco PVA

Pano limpo

Modo de fazer:

Lixe toda superfície do móvel para retirar a tinta anterior.

Passe o nivelador no sentido do veio da madeira. Quando estiver seco lixe superficialmente. Demora em média a secagem 6 horas.

A seguir, dê duas demãos de látex branco. Quando estiver seco aplique a tinta látex colorida na cor de sua preferência.

Dilua a tinta em 20% de água. Pegue o pincel mais grosso e faça faixas com a tinta colorida, sempre em linha reta. Em seguida, pegue a palha de aço e passe sobre a tinta ainda úmida. É a palha de aço que vai formar os risquinhos da pátina no móvel.

Pegue um chumaço de estopa e faça uma bolinha. Envolva a estopa num pedaço de pano. Aplique o verniz acrílico . Dilua o verniz em 20% de água e passe três demãos, com intervalos de 30 min.

Quando o verniz estiver totalmente seco, aplique a cera incolar,. Lustre com a flanela e esta pronto.

SATINÊ

Pintura especial que clarea a madeira sem esconder os veios. Muitos conhecem como pátina lavada, mas enquanto a pátina pode ser de várias cores de tinta, o satinê é feito apenas com uma, bastante diluída. Considere a tonalidade e prefira sempre as mais claras.

*PINTOFF, solução para tirar a tinta ou verniz mais facíl. Aplique conforme embalagem e raspe com espatula. Lixar.

Veja também neste site os outros artigos sobre patina.

Patina na parede, Patina com vela, Patina em cerâmica, Patina em Assoalho, Patina com Betume, Patina Barroca, Patina Marroquina, Patina Mexicana e Patina Provençal.

É muito gostoso este trabalho, use a imaginação , sua criatividade e um bom trabalho.

ESTAREI RESPONDENDO TODAS AS PERGUNTAS, É SÓ DEIXAR O EMAIL . Muita LUZ!

Passo a Passo

Com massa


Lixando


Pintando com PVA branco


Pintando com a cor escolhida


Fazendo a patina com pincel de patina


Efeito patina


Passando a palha de aço


Aplicando o verniz


Aplicando a cera incolor


Patina esta pronta


Mesa com patina pronta

290 Comentários

  • Raquel Franklin disse:

    Olá, Estou construindo o segundo piso da minha casa que não vai ter uma segunda laje. O telhado é de ferro e foi feito com peças bem largas e as principais chegam a medir 30×20cm. A telha vai ser colonial envernizada e não vou colocar forro, ficando assim a vista. O estilo da casa é Rústico, tijolo a vista, cantos com madeira fazendo acabamento do tijolo, chão e algumas paredes revestidas com pedra mineira. Queria fazer a pintura do ferro da estrutura do telhado, com algo que desse ao máximo um efeito de madeira, e pensei em Pátina, mais não sei como fazer. Aqui na minha cidade, não encontrei nenhum pintor que saiba fazer pintura de ferro parecer madeira. O que você sugere? Se puder ajudar e ensinar, ficarei grata.
    Atenciosamente,
    Raquel

  • milena disse:

    foi uma dica otima mas gostaria de saber se posso fazer esse processo na formica obrigada

  • amo pintura pátina disse:

    estou apçrendendo esta maravilha de pintura amo de paixão.

  • sonia marques disse:

    Oi Bete, tenho moveis em patina, mas ja estão mto feios, e estou querendo fazer uma nova, tem uma maneira mais fácil de retirar sem ser lixando? foi feita com PVA, tanto o fundo como o realce. abçs obrigado

  • Eronilda Jezierski disse:

    Oi Bete,
    Um dia converssando com uma amiga ela me falou um pouco sobre o trabalho de Patina, depois disso nunca mas nos vimos.
    Um dia levando minha filha para a ecola vi no lixo duas pecas de moves, uma comada e uma mesa de cabeceira. Na volta para casa decide colocar os moveis no carro e levar para casa, colquei na garagem e decide fazer nele o trabalho de Patina usando as pouca informacoes que tinha sobre a Patina.
    Como material usei:
    - lixa de gossa de madeira
    - pincel
    - dua lata de tinta oleo de duas cores, preta e branca
    - uma lata de cera de carro incolor
    Como os moveis nao era madeira lichei muito bem, depois pintei com a tinta preta usando o pincel em uma so direcao , depois da t6nta seca lichei um pouca com a lixa em uma so direcao.
    Limpei o po e passei a tinta branca usando o pincel em uma so direcao depois da tinta seca lichei em uma so direcao ate comecar a aparecer a tinta preta. Quando as duas cores estavam estavm aparecedo com aquelhe tom de envelhecido passei a cera de carro incolor e depois dei o brilho com um pano, ficou um trabalho muito bonito.
    Agora quero fazer novamente em um movei que tambem nao e madeira mas nao sei se essa tecnica que usei e correta, ja pesquisei mas nao encontrei nada parecido. Voce pode me esclarecer?
    O que voce acha?
    Aguardo seu retorno,

    Obrigada,

    Eronilda Jezierski

  • karla nogueira disse:

    olá, quero fazer patina provençal em uma mesa com 6 cadeiras. Ela tem uma pátina dourada, mas está bem escura e envelhecida. Tem ferrugem tbm. omo devo fazer? Obrigada desde já.

1 ... 17 18 19

© Copyright 2014 BeteBrito.com - Artista Plástica. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por kristopher.biz