BeteBrito.com - Artista Plástica



Papel reciclado Artesanal

por Bete Brito

Categorias: Artigos

19/07/2007 às 1:53

                A técnica de produção artesanal foi inventada pelo chinês T’sai Lun no ano 105 d.c.  Técnica fácil,  baixo custo com aplicações variadas, desde a produção de um cartão postal ou um envelope até obras de arte.

Cortar o papel em tirinhas, deixar de molho, 24hs.

Colocar no liquidificador com água. Bater.

Na peneira colocar pequenas quantidades , deixando uniforme, camada bem fininha, deixar secar um pouco e depois sobre o jornal solta-se o papel da peneira, deixando-o secar ao sol. O papel estará pronto, deve-se tomar cuidado com sua retirada do jornal. A folha fica mais lisa se passada à ferro.

Peneira ou tela fina de arame com suporte de madeira. Essas armações podem ser redondas, quadradas ou retangulares, elas que dão o formato do seu papel.

Efeitos decorativos para seu papel reciclado, misture a polpa: linha, gaze,  fio de lã , casca de cebola ou casca de alho, chá em saquinho, pétalas de flores e outras fibras.

No liquidificador  junto com o papel picado:, papel de presente, casca de cebola ou de alho.

Com a folha ainda molhada : barbante, pedaços de cartolina e outros.

Para colorir seu papel use guache ou anilina diretamente a polpa.

Sua folha de papel com aspecto envelhecido: prepare um chá bem concentrado ou um café e aplique com algodão. Também pode-se envelhecer com betume diluído em aguarrás ou querosene. Para impermeabilizar verniz à base de água fosco.

3 Comentários

  • Zélia Lopes da Silva disse:

    Estou trabalhando com crianças e encontrei você no meu caminho com a mão estendida atravéz do seu site. Obrigada Beth e muit PAZ!

  • Chris disse:

    vc coloca algum produto pra evitar fungos???

  • karen menezes disse:

    olá tudo bem! tenho uma amiga que trabalha no lar da menina de Santo Angelo - RS. lé eslas fabricam papel reciclado e com este encapam agendas, marca textos.. em fim, toda a renda é revertida em bemfeitorias para este lar de meninas carentes. elas estão tentando fazer papel vermelho mas não estão conseguindo. vc teria alguma dica pra dar???? desde já agradeço!

    karen menezes - Porto Alegre - RS
    karen.me@uol.com.br


© Copyright 2017 BeteBrito.com - Artista Plástica. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por kristopher.biz